Warning: Declaration of Core_Db_Table::update($data, $where, $updated_at = true) should be compatible with Zend_Db_Table_Abstract::update(array $data, $where) in /home/afonsool/library/Core/Db/Table.php on line 0
Curso de Produção Cultural - Método Canavial | Notícia | Afonso Oliveira Produções Culturais
Noticias

| Últimas Notícias |

#Cursos

Curso de Produção Cultural - Método Canavial

Por: Afonso Oliveira | 21 de Jul, 2017

Entre os meses de agosto e janeiro o Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, receberá o Curso de Produção Cultural- Método Canavial, ministrado pelo produtor e consultor de políticas culturais Afonso Oliveira. As inscrições para seleção vão até o dia 28 de julho. São 30 vagas com prioridade para os moradores de Olinda. Todo o curso é gratuito.
Para realizar as inscrições, que é super simples, o candidato deve se dirigir ao Centro Luiz Freire, na Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo e pegar ficha de inscrição ou solicitar pelo e-mail metodocanavialao@gamil.com . Junto com a ficha de inscrição preenchida enviar pelo e-mail ou entregar no Centro Luiz Freire junto com Currículo, RG ou CNH e Comprovante de Residência.
O Método Canavial foi criado em 2008 por Afonso Oliveira, no município de Aliança, como forma de ensino da produção cultural em apoio a política cultural de valorização da cultura popular da Zona da Mata pernambucana. É um método de produção coletiva e comunitária que alcançou resultados expressivos na região. Em seis anos os produtores formados pelo Método Canavial alcançaram a marca de 28 milhões de reais em projetos culturais aprovados e executados. O Método virou livro patrocinado pelo Funcultura em 2010 e recebeu o prêmio Economia da Cultura do Ministério da Cultura. Por ser um método aberto o curso foi aplicado em vários municípios de Pernambuco e na Universidade do Estado da Bahia em 2015 como curso especial.
“O que determina o Método Canavial é a administração dos meios de produção cultural nas mãos dos produtores culturais locais. O Método Canavial trabalha com a formação humanística do produtor cultural. O trabalho se inicia com exercícios de desconcentração, caminha para que as pessoas percebam que elas estão habituadas a pensar de uma forma criada pela classe dominante e a partir daí cada um vai elaborar sobre sua própria cultura”, destaca Afonso Oliveira.
“Os produtores culturais precisam conhecer sua cultura individual para depois ter condições de produzir a cultura dos coletivos e comunidades ao seu redor. Assim eles encontram uma forma de pensamento para produzir uma política cultural onde os meios de produção cultural sejam administrados pela comunidade e coletivos culturais locais”, completa Oliveira.
O Curso em Olinda será dividido em três módulos. Módulo 1 (Método Canavial); Módulo 2 (Projetos Culturais); Módulo 3 (Grupos e Agência de Projetos). No módulo três todos os participantes preparam seus projetos para concorrer em editais de cultura.
Participam do curso como consultores assistentes os produtores culturais Wanessa Santos e Alexandre Veloso, ambos formados pelo Método Canavial e inseridos no mercado de produção cultural.

Loading