Warning: Declaration of Core_Db_Table::update($data, $where, $updated_at = true) should be compatible with Zend_Db_Table_Abstract::update(array $data, $where) in /home/afonsool/library/Core/Db/Table.php on line 0
Política Cultural e Pensamento | Notícia | Afonso Oliveira Produções Culturais
Noticias

| Últimas Notícias |

Política Cultural e Pensamento

Por: Afonso Oliveira | 26 de Mai, 2017

A Cultura dos países da América Latina e da África tem ao longo dos séculos sofrido diversos ataques por parte dos países mais desenvolvidos. As indústrias culturais desses países chegam com toda estrutura, impondo através da mídia formas e conteúdo, prejudicando seriamente a cultura local. Esse sistema encontra parceria nas classes dominantes dos países em desenvolvimento, que mantem os meios de produção cultural em suas mãos, para estabelecer como regra uma estética dominante, alimentando a ideia de que o cinema, o teatro, a música, a dança, as artes visuais de qualidade são as que traduzem os padrões norte americano e europeu.
Trabalhando há mais de 20 anos com o desenvolvimento de projetos coletivos e comunitários, Afonso Oliveira, criador do Método Canavial de Produção Cultural, inicia seu trabalho de capacitação de produtores culturais e artistas nas formas do pensamento para depois fazer com que cada um deles desenvolva um projeto coletivo e comunitário. Com resultados expressivos em Pernambuco e com trabalhos em outros estados e fora do Brasil, Afonso Oliveira tem realizado uma série de palestras pelos municípios, debatendo a Politica Cultural e o Pensamento. “O trabalho se inicia com exercícios de desconcentração, caminha para que as pessoas percebam que elas estão habituadas a pensar de uma forma criada pela classe dominante e a partir daí cada um vai elaborar sobre sua própria cultura. Os produtores culturais precisam conhecer sua cultura individual para depois ter condições de produzir a cultura dos coletivos e comunidades ao seu redor. Assim eles encontram uma forma de pensamento para produzir uma política cultural onde os meios de produção cultural sejam administrados pela comunidade e coletivos culturais locais”, destaca Afonso Oliveira.
A série de Palestras surgiu a partir da impossibilidade de Afonso Oliveira realizar cursos para todos os interessados. Os cursos duram no mínimo seis meses e são realizados duas vezes por anos. Esse ano está programado um curso em Olinda.
De 2008 a 2016 os alunos que passaram pelo Método Canavial captaram cerca de 28 milhões de reais em projetos culturais, e o fortalecimento da cultura local é uma realidade nos municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Lagoa do Carro, Limoeiro, Vicência, Goiana, Condado, Aliança e Buenos Aires.  
As palestras já foram realizadas em Moreno e Serra Talhada e dia 31 de maio chega em Limoeiro, dentro do projeto Vitrine Teatral do Centro Cultural Galpão das Artes. A produção das palestras é de responsabilidade de Selene Caetano. Os municípios interessados nas palestras entrar em contato pelo telefone (81) 98478-3531. As palestras são gratuitas. 

SERVIÇO
Evento: Palestra Politica Cultural e Pensamento com Afonso Oliveira
Local: Centro Cultural Galpão das Artes
Data: 31 de maio de 2017
Hora: 19h
 

Loading